Planejamento para o ano novo

Planejamento para o ano novo
2017 começou e com ele a esperança de um ano muito melhor do que seu antecessor.
Para muita gente o ano de 2016 foi traumático com perda de emprego e/ou clientes, altas taxas de juros, inflação, além dos demais problemas no Brasil.
No entanto, nada melhor do que a virada de ano para renovarmos nosso desejo de dias melhores. O ano começa com aqueles desejos mirabolantes, como por exemplo, quitar dívidas, comprar a casa própria, um carro novo, a viagem dos sonhos, enfim, sobram sonhos e faltam iniciativas. E é esse o tema da nossa conversa de hoje, o planejamento.
Vamos falar um pouco sobre como planejar suas metas para o ano que se inicia para que não fiquem apenas em sonhos, o que devemos fazer para aproveitar esse momento e porque o papel e a caneta são os melhores aliados neste planejamento.
como-fazer-um-planejamento-para-o-ano-novo
Como fazer um planejamento para o ano novo
Antes de tudo, gostaria de reforçar que os tópicos que serão abordados neste post não são uma regra, são todas ferramentas que eu utilizo para planejar minha vida, seja no âmbito pessoal, financeiro ou profissional. Cada pessoa se adapta melhor a diferentes técnicas e ferramentas, então sinta-se a vontade para mudar aquilo que lhe for mais conveniente.

Como fazer um planejamento para o ano novo?

Há alguns anos, eu, assim como todo mundo, sonhava e aguardava pelo ano novo como forma de mudança e, acima de tudo, esperança em dias melhores. No entanto, esses desejos ficavam apenas na minha cabeça e, consequentemente, nunca eram realizados. Até que em outro final de ano comecei a colocar esses desejos no papel, sim, no papel e, preferencialmente, com caneta. Não tenho nenhum conhecimento em algum tipo de ciência ou estudo do ser humano, mas posso afirmar que ao colocar meus desejos escritos a mão eu assumia um compromisso comigo mesmo em realizar todos esses desejos. Então, com o passar do tempo fui aprimorando essa técnica, sempre com a ajuda de livros especializados no assunto, na qual, você pode ter acesso a alguns deles clicando neste link.
Para começar, eu escrevo as cinco maiores conquistas que tive no ano anterior, são aquelas tarefas (ou desejos) que você sente orgulho de tê-las realizado. Não se preocupe com a dimensão da tarefa, o importante é você sentir a plena satisfação da realização e, claro, ter gratidão por isso. Em seguida, eu escrevo tudo, absolutamente tudo, que eu desejo para a minha vida no decorrer do próximo ano e, além disso, para os próximos anos também, sempre segmentando por curto (0 a 3 anos), médio (3 a 5 anos) e longo prazo (5 a 10 anos).
Depois de colocar tudo no papel, eu seleciono os três maiores objetivos que desejo alcançar no ano que se inicia e traço um parâmetro mais detalhado de cada um deles, chamado SMART. Essa técnica é abordada com detalhes no livro “A Tríade do tempo”, do Christian Barbosa, na qual compreende em separar os grandes objetivos em pequenas ações que deverão ser executadas ao longo dos meses no ano seguinte. Então, faço um calendário com todas essas tarefas espalhadas através dos 12 meses seguintes.
O segredo aqui é acompanhar a evolução de perto mês a mês e, de preferência, a cada novo mês ir ajustando e completando as tarefas conforme seu planejamento. Já adianto que a tarefa não é simples, não é fácil e não é rápida. Leva-se muito tempo e é muito desgastante, mas acredite, é extremamente prazeroso, ainda mais quando, mês a mês, você ir “ticando” essas tarefas do seu calendário e, após o final do ano, descobrir que avançou e evoluiu seus objetivos do ano anterior.

Dicas finais

Todo esse trabalho pode ser potencializado com a contratação de um coach profissional que pode te auxiliar com algumas questões que poderão surgir no meio do caminho.
Depois de ler e executar seu planejamento, escreva aqui abaixo o que você costuma fazer para planejar sua vida financeira, profissional ou pessoal, caso você já tenha esse costume. Se não, compartilhe conosco a sua visão sobre o assunto e, claro, estamos ansiosos pelas respostas.
Um forte abraço e um excelente ano novo!