Planejamento eficaz: Objetivos ou Sonhos?

Planejamento eficaz: Objetivos ou Sonhos?
Ao longo de todos os posts no Auto Investimento falamos muito sobre planejamento eficaz, objetivos e sonhos mas nunca procuramos compreender a origem de tudo isso e como garantir que esses sonhos saiam do papel e se tornem realidade. E o intuito deste post é explicar um pouco sobre as mais diversas questões relacionadas com o tema.

Continue lendo para saber:

  • Como funciona a metodologia do planejamento eficaz;
  • A diferença entre sonho e objetivo;
  • A importância de direcionar sua energia, tempo e dinheiro para a realização do seu(s) objetivo(s);
  • Como tornar seu planejamento flexível.
Antes de continuar, essa é mais uma lição aprendida aqui na terra dos cangurus, se você tiver o interesse de ler mais um pouco sobre as outras lições, veja os links abaixo:
Além disso, aproveita pra compartilhar com a gente a sua experiência nos comentários logo abaixo e, claro, compartilha esse conteúdo para nos ajudar a levar informação para o maior número de pessoas possível, combinado?
Fique Atualizado!

A metodologia do planejamento eficaz

Muito provavelmente essa metodologia não é novidade pra você, mas o ponto importante aqui é te mostrar exemplos práticos de situações vivenciadas por mim e de como essas situações se relacionam com a metodologia em si.

Primeiro passo do planejamento eficaz: Sonhar

Primeiro você tem um sonho ou algo muito especial que você queira ter ou fazer, seja uma viagem, um apartamento, um curso, enfim, qualquer coisa que irá demandar esforço considerável, tempo e dinheiro. No meu caso esse sonho era estudar na Austrália, por uma série de motivos que vão desde a necessidade de aprender o inglês com nativos até a qualidade de vida do país.
Este é o momento em que você simplesmente não se limita, afinal de contas como diz o ditado, sonhar ainda é de graça, aqui vale listar todos os seus sonhos e desejos no papel, abrir seu coração, fechar seus olhos e se imaginar fazendo exatamente aquilo que você teria vontade de fazer um dia.
Primeiro passo do planejamento eficaz: Sonhar

Segundo passo do planejamento eficaz: Traçando um plano

Em seguida, você traça um plano para atingir ou conquistar esse sonho. Neste momento, você passa a ter não mais um sonho, mas sim um objetivo com um planejamento realista. Fazendo outro paralelo com a minha experiência particular, este é o passo mais analítico, aquele momento em que você gasta horas quebrando a cabeça, fazendo contas, estruturando um monte de coisas ao mesmo tempo.
Gastei muito tempo aos finais de semana junto com a minha namorada, estudando orçamentos, traçando estratégias, consultando blogs, enfim, é o momento mais importante de toda a metodologia, afinal de contas quanto mais detalhado for esse planejamento, mais certeiro e mais satisfatório será o resultado final.

Terceiro passo do planejamento eficaz: Foco

Aqui entra onde você precisa direcionar sua energia, tempo e dinheiro para a realização deste objetivo, a partir disso você está passando a dar o foco que esse seu objetivo necessita, e aqui vale economizar dinheiro, aprender a poupar, aprender a investir, abrir mão de alguns momentos de lazer e, claro, saber recusar aquilo que te distancia dele.
Neste momento você precisa ter muita clareza de tudo que você planejou para saber exatamente o que fazer e o que não fazer dali pra frente. É também nesta etapa que você e seu planejamento serão testados, se ele for fraco e superficial demais, você o esquecerá rapidamente, além disso, sua paciência e resiliência serão postas a prova constantemente, portanto esteja sempre mentalizando o seu sonho, afinal de contas é ele que servirá de combustível para você seguir em frente e não desistir.
Terceiro passo do planejamento eficaz: Foco

Foco e objetivo alinhado com seu planejamento e a importância de um planejamento flexível

Os três passos que listei não são novidades para quem já acompanha o Auto Investimento, no entanto, o que pouca gente fala por aí é que o seu planejamento e o seu objetivo podem (e devem) ser alterados de acordo com o “andar da carroagem”. Pelo simples fato de que quando você planeja algo, por mais detalhado que seja, sempre acontecem coisas que você não pode prever, sejam elas positivas ou negativas, nada sai 100% conforme o planejado, afinal de contas, essa é a parte mais interessante da vida.
Imagina que chato fosse se tudo sempre saísse conforme o roteiro, onde entrariam as surpresas e os momentos desafiadores? Pois é, o seu planejamento deve sim ser detalhado e contemplar as mais variadas condições, no entanto, o imprevisível sempre pode te mostrar que a vida pode ser mais maluca do que você imagina, e é isso que torna a nossa caminhada inesquecível! 🙂

E o que eu quero dizer com isso?

Simples, o seu planejamento deve te guiar para a realização dos seus objetivos, mesmo que você tenha que alterar algo previsto anteriormente, e essa alteração deve te aproximar ainda mais do seu objetivo, entende?
Se o seu objetivo, assim como o meu, é aprender inglês em outro país, talvez o tempo que você imaginou – inicialmente – ser o suficiente pode não ser, assim sendo, o que fazer? De repente estender essa caminhada seja o caminho, ou então trocar de cidade ou até mesmo de país. Afinal de contas, quando se resolve morar fora, zona de conforto é uma palavra inexistente no vocabulário.
E se isso tiver que acontecer, tudo bem, o importante é que isso não desvie seu foco do objetivo final. Para ajudar, procure estar sempre com esse objetivo principal em mente e anote-o em algum local visível, afinal de contas, esse objetivo deve ser o seu combustível de motivação e inspiração diária, por isso, se permita fazer algumas loucuras que te aproximem dele de vez em quando, como forma de se tornar apto à novas oportunidades para a sua vida.
Foco e objetivo alinhado com seu planejamento e a importância de um planejamento flexível

Me conta sua experiência?

Esse é o recado de hoje, aproveita pra contar pra gente alguma experiência relevante e maluca da sua vida e aproveita para mostrar esse conteúdo para os seus amigos, compartilhando nas suas redes sociais, combinado?
Ah, toda e qualquer mensagem subliminar escrita aqui é mera coincidência com a realidade, viu? 🙂
Grande abraço e até a próxima!