Mindset, como cheguei aqui e como mudar minha vida

O que é Mindset?

Mindset, como a própria palavra diz, é a forma como sua mente está configurada, ou seja, cada pessoa tem sua própria forma de lidar com seus problemas, suas escolhas e suas decisões.

Por este motivo, seus resultados dependem única e exclusivamente da forma que sua mente está programada para agir. Os resultados que você tem atualmente em sua vida, são frutos do mindset que você criou até aqui.

A boa notícia é que o mindset pode ser moldado, você pode aprender a configurar seu mindset de acordo com seus objetivos, tornando muito mais rápido o processo para você alcançar suas metas. Quando você consegue alinhar sua forma de pensar com seus objetivos, cada decisão que você tomar será um passo a mais em direção aos seus sonhos.

Continue lendo este post e vamos construir um mindset de sucesso juntos!

Existe mindset correto?

Sim, na minha visão existem dois tipos de mindset, o padrão e o que está voltado aos seus objetivos.

Hoje você tem um mindset padrão, na qual você já faz suas escolhas, tem seus medos, sua forma de pensar e suas atitudes. Tudo isso trouxe você até sua situação atual, seja ela boa ou ruim, sua vida é o acumulo de suas escolhas. Um ponto muito importante é que sua vida não está fadada a ser sempre assim, você sempre pode mudar!

E eu afirmo, sim, as pessoas podem mudar. Você não pode mudar outras pessoas, mas sempre poderá mudar a si mesmo e o primeiro passo para começar a formar o mindset correto é assumir a responsabilidade dos seus atos, quando você faz isso, você passa a ter total controle de sua vida, portanto, seus resultados passam a depender única e exclusivamente de você.

Ex: Um amigo convida você para um negócio, e este negócio não dá certo, de quem é a culpa?

1. Do meu amigo, é claro, ele me ferrou pois fez eu investir em uma furada e agora estou sem dinheiro.
2. Não, a culpa é minha, eu escolhi entrar neste negócio e por isso estou sem dinheiro.

Parece muito simples, mas a escolha desta resposta é o grande problema para a falta de sucesso de uma pessoa.

E se você acredita que sua vida está da forma que você deseja, parabéns, continue com as mesmas atitudes e procure melhorar sempre. Caso não esteja da forma que você deseja, vamos ajudar você a criar o mindset correto para alcançar seus objetivos.

Como mudar seu mindset?

Como construir o mindset correto?

Como você viu acima, se você deseja começar a criar o mindset que vai te levar ao sucesso, assuma a responsabilidade de seus atos. O segundo passo é decidir quais são seus planos para o futuro, e fique atento, eu disse “decidir”, isso também fará uma grande diferença e essa decisão é o que vai guiar seus passos a partir de agora.

Quando seu plano de vida estiver definido, você descobrirá quais as informações serão necessárias para você começar a programar seu mindset da forma correta.

Vamos aos exemplos para tentar facilitar este raciocínio:

Plano de vida: Quero ter uma carreira sólida, formar uma família, ter uma casa confortável, um bom carro e me aposentar aos 45 anos para curtir minha família.

Como construir um mindset para conseguir isto?
Encontre pessoas que possuam este mesmo padrão de vida, estude a forma que vivem, os lugares que frequentam, o que estudam, do que gostam, e, dessa forma, faça as mesmas coisas que ela e, um dia, vocês terão o mesmo padrão de vida. É como uma fórmula, as decisões que elas tomaram levaram elas até o padrão de vida que você deseja.

Atenção: Não estou pedindo para tornar-se seguidor maluco, tenha bom senso. Mas de estar próximo de pessoas que tenham o padrão de vida que você deseja é o meio mais rápido de você criar o mindset correto.

E caso seu desejo não esteja relacionado ao dinheiro, não tem nenhum problema, afinal de contas o processo é exatamente o mesmo. Se você deseja praticar um esporte e ser o melhor naquilo, descubra quem é o melhor, veja quantas horas ele treina por dia, o que ele come, sua rotina, há quanto tempo ele faz isso, ninguém é melhor do que você. É claro que há algumas situações em que a aptidão (ou o dom) acelera seus resultados, mas com a dose certa de dedicação, você pode fazer tudo o que deseja.

E se você não está na velocidade que deseja, faça um pouco mais, conheça você mesmo, aprenda como funciona seu organismo e sua mente, assim você sempre vai saber o quanto poderá ir adiante.

O que faz a diferença no mindset?

Conhecimento. Acredito que grande parte das escolhas erradas estão ligadas a informação. A forma como você pensa está diretamente ligada ao conhecimento que você adquiriu ao longo de sua vida.

Estudar constantemente e de forma direcionada, contribuirá com que suas metas possibilitem seu mindset a tomar sempre as melhores decisões. Como no exemplo anterior, para uma pessoa se aposentar aos 45 anos, é preciso que ela forme uma carteira de ativos que possam gerar renda suficiente para manter o padrão de vida confortável que ele deseja.

Caso não tenha conhecimento, o quanto antes você aprender quais são os planos de previdência, qual será o custo de vida que você deseja ter, serão pontos cruciais para você fazer suas escolhas.

Como o mindset vai ajudar no meu sucesso?

Escolhas. Quando seu mindset estiver ajustado para seus objetivos, será fácil escolher o que fazer, por exemplo: Se dentre seus objetivos estiver ter uma vida saudável no futuro, você não vai deixar de acordar cedo para correr por preguiça. Preguiça todos sentimos, mas na sua cabeça não será aceitável você gastar R$1.000,00 de remédios e consultas médicas por mês, no futuro, somente pela preguiça de hoje?

E como já citei anteriormente, é o acumulo de escolhas que nos leva aos nossos objetivos.

O que fazer agora?

Começar.

Ninguém enriquece em um dia, é o acumulo de conhecimento e decisões que você faz que vão torná-lo rico.
Leia biografias das pessoas que você admira, você vai ver que a grande maioria teve uma vida dura por trás de tudo.

Não é a toa que grande parte dos ganhadores de loteria voltam a sua situação atual, essa é uma das grandes provas que me levam a acreditar que você deve focar em seu mindset. Um curso muito interessante sobre mindset é o Remindset do Conrado Adolfo junto com a Caroline Calaça, um curso rápido onde eles falam o motivo de alguns empreendedores se destacarem tanto dos outros.

Ouça abaixo um pouco sobre mindset avançado, também do Conrado Adolfo.
Caso tenha interesse no curso, você pode adquirir clicando aqui.

Abaixo vou deixar algumas frases que retirei deste curso que me ajudaram muito:

Biografia não é destino!
Como havia dito, você pode mudar, é só querer!

Mindset é contagioso, ver, ler e ouvir pessoas que você admira, elas contagiam sua mentalidade durante este processo.
Saiba quem são as pessoas que tem a vida que você gostaria de ter, elas são o espelho para seu futuro.

Tudo é criado duas vezes!
Crie na sua cabeça, depois você encontra formas de colocar em prática.

Eu tenho a vida que eu mereço
Suas escolhas trouxeram você até aqui, o que você vai fazer a respeito?

O objetivo é o caminho
Conheça seu objetivo, e será muito mais fácil de encontrar um caminho.

Sucesso é uma decisão
Eu quero ser milionário, e eu decidi ser milionário, qual você acha que vai fazer você tomar uma atitude?

Fracasso não é o oposto de sucesso
Fracasso não é falhar, mas sim, nunca tentar.

Eu não sou a exceção, sou a regra
Não coloque seu foco em ser meteórico para ter sucesso, o sucesso precisa ter uma base sólida.

A responsabilidade é minha
Assuma a responsabilidade de seus atos, assim você vai estar no controle da sua vida. Caso contrário, seu futuro pode estar na mão de outras pessoas.