Mindset Financeiro, como encontrar a prosperidade

mindset-financeiro

Mindset é a forma como sua mente está configurada para lidar com emoções e decisões.
Continue lendo este post para aprender a reprogramar seu mindset financeiro.

O que é mindset financeiro?

É programar a sua mente para que você esteja preparado a cada decisão que você precisar tomar. Sua vida é composta de decisões, cada vez que você está a frente de um produto que gosta, você pode escolher entre comprar ou não comprar, e a forma que você pensa e lida com suas emoções vão te levar para um único caminho. Não que não seja correto você comprar o que gosta, o que é importante no mindset financeiro é você ter a consciência sobre o que está comprando, porque está comprando e, principalmente, o impacto que essa compra terá em suas finanças.

Por que preciso formar um mindset financeiro?

Na verdade, quando penso em mindset financeiro, penso que ele está diretamente ligado à suas metas. Se você deseja ter uma vida confortável, ter uma boa casa, um bom carro, seguro saúde, e envelhecer tranquilamente, sugiro que invista em conhecimento, em viagens e no mindset financeiro. Cada pequena decisão tomada durante sua vida irá alterar seu futuro, portanto, aprender a controlar sua emoções e aprender a fazer boas escolhas vão ajudar você a bater suas metas mais rápido do que você pensa. Caminhando para uma vida próspera e consciente.

Fique Atualizado!

O que é preciso para moldar um mindset financeiro?

Existem diversas formas de começar a programar sua mente para tomar boas decisões financeiras, vou citar algumas dessas técnicas que tenho colocado em prática desde que comecei a estudar sobre auto investimento.

O primeiro passo para iniciar um mindset financeiro é:

Ter plena consciência de sua situação atual:
Conhecer seu custo de vida, saber exatamente para onde vai cada centavo que você ganha, tudo isso ajuda a você tomar decisões mais sabias e questionar-se sobre gastos desnecessários como pagar um pacote maior da TV a cabo sendo que você só assiste Netflix, quanto você gasta com balas, com cigarro, e outras coisas que você gasta sem ter a real noção do impacto que isso pode ter ao longo de vários anos.

Ter metas claras e objetivas com datas para acontecer:
Ao colocar metas e se comprometer com elas é muito importante para ajudar você a fazer boas escolhas, sabendo que você precisa guardar R$500,00 por mês, você vai pensar muito antes de comprar 1 lata de refrigerante, um pacote de chiclete, o que você gastaria em média R$ 7,00 por dia, ao fazer isso durante 30 dias, você economizaria cerca de 40% da meta que você está comprometido.

Leia um pouco mais sobre metas e planejamento aqui.

Estudar tudo o que estiver relacionado a finanças:
Conhecimento ajuda você ser mais assertivo em suas escolhas, se você quer uma vida próspera e mais segura, deve conhecer exatamente os planos de aposentadoria que vai ter, se você reside no Brasil, provavelmente, sabe que não temos o melhor plano de previdência, portanto, é bom termos um bom plano, conheça as leis que envolvem seu dinheiro, conheça os impostos e tributações que precisará pagar, os juros, enfim, por mais que existam pessoas para fazer isso por você, ter conhecimento permitirá a você ter segurança na hora de tomar suas decisões.

Alguns livros também podem te ajudar, veja alguns deles aqui.

As decisões passam a ser suas e você assume o controle financeiro da sua vida.

Mindset Financeiro

Como saber se estou no caminho certo?

Quando você começar será preciso ser forte, sua vida não vai mudar da noite para o dia, lembre-se que são as pequenas decisões que vão mudar seu futuro. Ninguém engorda ou emagrece 50kg em 1 semana, é o esforço de muitos meses para alcançar este resultado, e com o dinheiro não é diferente, se você gasta tudo que ganha, nunca irá chegar onde quer, a não ser que seu plano seja depender de outras pessoas ou do governo, quando estiver mais velho.

Estude muito, informação é fundamental para o sucesso financeiro, aprenda realmente o que são passivos e ativos, saiba como criar ativos, quando você começar a entender isso estará no caminho certo.

Uma ótima dica de leitura para mindset financeiro é “O homem mais rico da babilônia” e “Pai rico Pai Pobre (Leitura obrigatória)”, além destes título, você pode encontrar outros para o mesmo tema em nossa categoria de finanças dentro da nossa biblioteca.