A gratidão é o primeiro passo para o seu sucesso

A gratidão é o primeiro passo para o seu sucesso
Para quem acompanha as minhas postagens no Auto Investimento já reparou que falo muito sobre a gratidão. De acordo com o dicionário da língua portuguesa, gratidão é a qualidade de quem é grato ou o reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio ou um favor. A gratidão é o sentimento mais nobre que um ser humano pode cultivar em si próprio, além disso, poderá te ajudar em todas as áreas de sua vida e fará com que sua vida seja mais leve e menos dolorida.
Ao continuar lendo essa postagem, você saberá o que é a gratidão, como ela pode te ajudar, terá algumas dicas de como fazer seu dia valer a pena e como você poderá identificá-la.
O que é gratidão?

O que é a gratidão?

Como falei no início do texto, o sentimento de gratidão é o mais nobre do ser humano pois representa o real agradecimento sobre aquilo que temos e/ou somos. Poucos são aqueles que agradecem tudo que têm em suas vidas, no entanto, falar sobre a gratidão quando algo bom acontece é muito fácil, apesar de ser o primeiro passo, você só vai entender o que é o hábito de agradecer quando algo que você não quer para a sua vida acontece e, mesmo assim, você estará grato por isso no final.
Trazendo para o foco do Auto Investimento, imagine-se em uma situação em que você é demitido de seu emprego, no primeiro momento você ficará nervoso e provavelmente irá reclamar da empresa e/ou dos seus superiores. Depois de refletir sobre o assunto, você, possivelmente, irá observar todo esse acontecimento com outros olhos, começará a refletir sobre a sua postura dentro da empresa, vai colocar na balança o que você ganhava estando naquela posição e o que ganhará neste momento, vai avaliar as outras áreas da sua vida, como a saúde, sua família e sua paz interior, entre outros pontos relacionados com a perda do emprego e, depois dessa reflexão, um sentimento completamente diferente do anterior irá tomar conta do seu coração. Você estará se sentindo grato por isso, mesmo sendo algo que não queria para a sua vida naquele momento. Algo importante é saber que esse sentimento pode não vir no mesmo dia ou no dia seguinte, você poderá sentir-se grato por algo (ou alguém) com o passar do tempo, o importante é saber agradecer e, claro, com o exercício da gratidão que virá a seguir, aos poucos você conseguirá demonstrar esse sentimento com maior frequência.
Existem várias formas de agradecimento, você pode ser grato pela sua vida ou pelo sistema espiritual que você acredita ou está inserido, poderá sentir-se grato por uma pessoa presente ou ausente de sua vida, ser grato pela pessoa que é, ou até mesmo, pelos bens materiais que possui. Em qualquer uma dessas formas, não basta apenas dizer “obrigado”, mas tente sentir a sensação de conforto mental e a necessidade de querer retribuir de alguma forma, o que podemos chamar de reciprocidade, ou seja, fazer algo para alguém como forma de agradecer. Quando alguém te presta um favor ou auxílio, você pode sentir uma dívida emotiva com essa pessoa, independentemente de bens materiais, e querer retribuí-la.
Tenho o costume de doar sangue duas vezes ao ano como forma de agradecer ao universo todas as experiências e aprendizados que acontecem comigo, dessa forma, estou sendo recíproco, devolvendo ao universo algo que poderá ajudar outra(s) pessoa(s). Aqui vale uma observação, engano de quem associa a gratidão com alguma religião, a gratidão pode ser um sentimento muito cultivado no meio espiritual, no entanto, você pode cultivar esse sentimento sem estar filiado a qualquer religião ou cultura. Conheço ateus confessos que cultivam o hábito de agradecer, simplesmente por terem a oportunidade de realizarem seus projetos.
Fique Atualizado!

Como a gratidão pode te ajudar

A gratidão está presente em todos os polos da sua vida, seja no âmbito profissional, pessoal, familiar, financeiro, ou qualquer outro, para todas as áreas de sua vida a gratidão servirá como conforto e sinônimo de controle emocional.
Imagine-se em uma nova situação fictícia:
 
João havia marcado uma reunião com empresários para apresentar-lhes um novo produto, no entanto, por algum motivo a reunião fora cancelada. João começou a reclamar com todos a sua volta e acabou brigando com alguns colegas de trabalho e, depois de muita discussão, ele decide cancelar a apresentação por conta do estresse e passa o resto da semana se remoendo pelo imprevisto e culpando diversos fatores por não ter conseguido o investimento necessário que viria com a apresentação.
Maria passou pela mesma situação que João, no entanto, ao invés de reclamar e brigar com seus colegas, entendeu a situação, apesar de se sentir incomodada e chateada. Procurou manter o contato com os empresários até que conseguisse remarcar a apresentação e agradeceu a oportunidade pois, ao seu entender, aquele não era o momento oportuno para realizar esse tipo de conversa.
As histórias contadas são exageradas, mas facilitam o entendimento de como a gratidão está alinhada com sentimentos positivos, como o otimismo e a resiliência.
Gratidão em todas as áreas da sua vida

Agradeça sempre

Um exercício extremamente útil para praticar o músculo da gratidão é escrever em um papel, antes de dormir, três momentos que você se sentiu grato durante o dia. Você vai perceber que se sentirá grato por coisas extremamente simples e corriqueiras, mas que ao final de um dia cansativo, elas se tornarão pequenos combustíveis para levantar da cama no dia seguinte e, aos poucos, perceberá que cada dia vale a pena e deverá ser extremamente valorizado.
Enfim, agradeça sempre pelas oportunidades em sua vida, pelos aprendizados e, agradeça o dobro, pelas conquistas e vitórias que você alcançar. Gostaria de iniciar a corrente da gratidão com os comentários logo abaixo, escreva aquilo que você se sente grato neste momento e vamos trocando experiências e agradecimentos.
Aproveito para agradecer o blog “A Luz é Invencível”, onde me serviu de inspiração para essa postagem.
E, claro, gratidão pelo seu tempo prestado para chegar até aqui!
Obrigado e forte abraço!