Aprendendo a praticar comunicação assertiva

Dicas para comunicação assertiva

Ao longo da vida precisamos desenvolver diversas habilidades para enfrentar os desafios que a vida nos apresenta. Uma das mais importantes é a nossa habilidade de comunicação, é notório como as pessoas que se comunicam melhor conseguem ir mais além com os seus objetivos. Você já deve ter percebido isso, observando as pessoas que fazem parte da sua vida. Assertividade é uma habilidade de comunicação útil, mas antes de entendê-la precisamos falar sobre dois outros tipos de comunicação.

Comunicação passiva

A primeira é a comunicação passiva, você se comunica passivamente quando decide não opinar e se abster numa discussão. Por exemplo, quando você está numa reunião com colegas de trabalho e discussões a respeito dos temas que estão trabalhando acontecem e para evitar qualquer conflito e não se incomodar, você acaba ficando calado e deixa os demais decidirem o rumo das coisas. A consequência dessa situação é que você acaba por gerando um sentimento de insatisfação pessoal, fica com uma sensação de voz reprimida por não ter manifestado suas vontades e sentimentos.

Comunicação agressiva

Em sentido oposto encontra-se a comunicação agressiva, nela você tenta impor o que pensa desconsiderando a opinião dos demais. Dessa forma, acabam utilizando um tom mais duro, eventualmente até intimidador e ameaçador. Essa abordagem também apresenta seus problemas, na qual dificilmente você vai conquistar aliados, pelo contrário, mais provavelmente encontrará resistência dado que as demais pessoas não se sentirão ouvidas, afinal de contas, ninguém sente-se confortável com a autoritariedade.

Fique Atualizado!

Comunicação Assertiva

É aí que entra a assertividade, essa é uma alternativa que fica entre as duas anteriores. Comunicar-se assertivamente significa, por um lado, levantar-se e dar sua opinião. Não suprimir a sua voz na hora da conversa, dessa forma você passa a se sentir mais leve e passa a ter uma chance de que o seu ponto de vista seja adotado, é deixar o comportamento passivo e engajar-se com os demais.

Por outro lado, a comunicação assertiva não é agressiva, é um estilo de comunicação simples, clara e direta. Apresentada de forma elegante e respeitosa com os demais. Você fala e apresenta suas ideias e, ao mesmo tempo, se apresenta de forma aberta para ouvir e considerar a opinião dos demais.

Comunicando-se assertivamente você acaba conquistando mais respeito das outras pessoas, tanto por se posicionar e emitir sua opinião como por ouvir e respeitar a opinião dos demais. Todos nós acabamos adotando todos os três estilos de comunicação uma vez ou outra, tudo depende do momento e do contexto, mas as pessoas em geral tendem mais para um dos lados, mais raramente para a assertividade.

Por isso a importância de perceber o seu estilo de comunicação e procurar praticar a assertividade de forma consciente, essa é uma habilidade que pode trazer melhores resultados tanto para sua vida pessoal como para sua carreira. Além disso, é fundamental saber reconhecer e agradecer, mesmo quando as coisas não saem como o esperado, para ajudar com este tema, sugiro a leitura deste artigo, que trata a respeito da gratidão.

Aprofunde seus estudos sobre comunicação assertiva

Veja abaixo um infográfico com algumas dicas para a prática da comunicação assertiva:

7 dicas para ser mais assertivo

 

Temos uma variedade de livros que poderão te ajudar com esse e outros assuntos, veja todas as nossas indicações clicando aqui.

Para saber mais a respeito deste assunto, continue a leitura no meu blog, na qual trato esse tema e outros mais a fundo, será um prazer te receber por lá.

Comente abaixo compartilhando a sua opinião sobre o assunto e leve esse material ao seus amigos, compartilhando em suas redes sociais.

Um abraço.