10 dicas para desenvolver e praticar a resiliência

Resiliência como um ativo para o crescimento na carreira - Auto Investimento

Têm momentos que a carreira está indo bem: Emprego dos sonhos, bom salário, atividade bacana, colegas legais, etc. Existem épocas da nossa vida profissional em que isso acontece, já que com o tempo na função atingimos proficiência e criamos confiança no nosso próprio trabalho, junto a isso conseguimos trazer bons resultados para a empresa e a perspectiva de crescimento se torna boa. Talvez você já tenha passado por isso e nesse momento talvez nunca tivesse ouvido falar sobre resiliência, não é verdade?

Resiliência como um ativo para crescimento na carreira

Acontece que o mundo corporativo é bastante dinâmico, e assim como as coisas estão de uma forma em um determinado momento, em outro dia pode mudar tudo. Pode haver uma mudança na estratégia de negócio e a empresa decide desmontar a equipe que você está trabalhando, por exemplo. Então você precisa ser transferido para outro local. Nova equipe, nova função, novo projeto, enfim, tudo diferente. Nessas horas parece que perdemos o chão, tudo que parecia tão bem, de repente muda completamente e não sabemos o que esperar. Se você têm tempo de carreira suficiente, muito possivelmente já tenha passado por isso também.

Nesses momentos surge a necessidade de adotar um comportamento que nem sempre está presente nas pessoas. É a nossa capacidade de resiliência. Ser resiliente significa saber se adaptar à novas realidades. Muitas pessoas têm dificuldade de fazer isso, ficam presas ao passado, por exemplo, dizem que não podem desempenhar a nova função pois o que sabem fazer é aquela outra que estavam antes. Acontece que aquela função não existe mais.

As vezes precisamos saber dar um passo atrás para depois poder dar dois passos à frente, saber se adaptar à mudanças se torna um requisito no mundo dinâmico dos negócios da forma que se apresenta atualmente.
Um profissional resiliente percebe quando as coisas mudam e em vez de ficar lutando para que voltem a ser como eram antes, se adapta. Reage à nova realidade fazendo o que for necessário para se encaixar no novo contexto, criar e se desenvolver a partir dali.

Fique Atualizado!

As organizações têm valorizado a resiliência pois isso traz flexibilidade, além disso, também sabem que podem contar com aquele profissional para o que for necessário. E assim como as empresas precisam se adaptar às mudanças de mercado, os profissionais que percebem essa realidade sabem se adaptar às necessidades das empresas e usam isso como vantagem para se desenvolver na carreira.

Infográfico: 10 dicas para ser mais resiliente no dia-a-dia

Pensando nisso, desenvolvi um infográfico que mostra de forma clara 10 dicas para tornar a resiliência uma marca na sua vida pessoal e profissional. Acompanhe esse material logo abaixo e caso queira ler mais sobre o assunto, este link que vai te contar um pouco mais sobre o assunto.

Infográfico: 10 dicas para ser mais resiliente - Auto Investimento